PRECONCEITO

Ora aqui está um tema muito abordado entre toda a gente e muito partilhado em frase e imagens como esta nas redes sociais.


Sendo um tema tão abordado e partilhado por todos e mais um, parece-me pouco óbvio este video
Que no mínimo nos faz pensar ?


Não vou sequer entrar pela questão óbvia que é a de como educamos as nossa crianças.

A minha pergunta é o que cada um de nós faz realmente no dia a dia (para além de partilhar frases sentidas como as do Charlie Chaplin) para não ser preconceituoso. O que nos faz ser boas pessoas ou pessoas de bem, pessoas altruístas ?

Faço esta perguntas sem apontar dedos apenas perguntas:

Quantos de nós abríamos a porta a um casal de mendigos num dia de chuva ainda que a mulher estivesse visivelmente grávida ? (Virgem Maria e S. José à procura de um tecto para se abrigarem)

Quantos de nós salvaríamos uma pessoa vítima de perseguição racial indo contra regras dadas por um estado? (Aristides de Sousa Mendes e todos os Alemães desconhecidos que esconderam judeus dentro das suas próprias casas indo contra um regime podendo ser mortos)

Quantos de nós louvaríamos Galileu por elucidar o mundo que afinal a terra não era plana ?

Quantos de nós almoçaríamos com a Florbela Espanca uma pessoa inquieta e sofrida que transformou esse estado de alma em poesia única?

Quantos de nós jantaríamos com Fernando Pessoa, o mais ilustre poeta português e a sua garrafa de absinto?

 Quantos de nós apoiamos os homossexuais crentes em uma religião publicamente? (Padre Tolentino)

Quantos de nós nos vergamos para dar uma moeda aquele que pede por ser bêbado, drogado e sei lá que mais, pensando apenas que aquela moeda pode fazer a diferença mesmo que ela seja a beber mais um copo ou injectar-se mais uma vez?

Quantos de nós vemos para além da parecença?

Tinha mais um milhão de perguntas, não as faço, não porque a todas respondi que sim, mas porque temo que este texto se torne comprido e chato como o peixe espada.

Estas faço-as por ter noção que nasci numa sociedade preconceituosa e  quero mudar esse estigma em mim, porque o preconceito não está apenas, aqui e ali, isolado do resto está em todo o lado.

Para não acabar este texto de forma penosa ou chata resta-me deixar-vos este video para pelo menos vos fazer sorrir 



; )

0 comentários:

Enviar um comentário