O que sabemos nós sobre este pais do Médio Oriente, para além, dos problemas com os árabes e dos inúmeros trajectos religiosos organizados por várias agências de viagens espalhadas pelo mundo?
Israel, é em primeiro lugar um pais novo, com uma história e cultura muito vasta trazida por pessoas de todo o mundo, que quiseram que o sonho de Hertzl o “Juden state” fosse uma realidade.
Este pequeno pedaço de terra vibrante em que os mil e um sabores e as dezenas de culturas se misturam em cidades tão diferentes umas das outras que faz com que este, seja um país a visitar.
Em Telavive os jovens gastam a sua energia nas centenas de bares e restaurantes de estilo moderno, abertos 7 dias por semana onde a música varia tal como as pessoas. Nesta cidade, Yafo é sem dúvida o meu sítio preferido, um porto, que nos faz recuar aos tempos mais antigos, com a sua cor bege e as suas ruas estreitas. Todo este glamour secular misturado com a modernidade de lojas de design, restaurantes da última moda e as muitas noivas a tirarem fotografias antes de jurarem amar para sempre o seu amor.
Seguindo para norte, chegamos a Haifa com uma paisagem diferente em que os nossos ouvidos vão estalando á medida que subimos. Os jardins Bahai são um verdadeiro Éden. Geometricamente perfeitos dão-nos a sensação de organização, pureza e ar fresco. Que delicia que é, fecharmos os olhos e sentirmos o cheiro a terra molhada e de cuidadas flores á volta.
Um pouco mais a sul, o Mar da Galileia, um lugar especial, em que o misticismo e a serenidade se envolvem dando nos a sensação de calma, que apenas é quebrada em Teveria em que os grupos de turistas, música, lojas e restaurantes fazem esta magia desaparecer dando lugar a outras diversões. Uma volta á volta do lago na hora em que o sol se põe é um must que não se pode deixar de fazer, mágico !!!!!!!!!!!!
Já vimos centenas de fotografias de pessoas a boiarem no mar morto, o sítio mais profundo do mundo, que de tão salgado que é nenhuma vida e possível dentro, mas que cura muitas maleitas de pele e por isso é tão conhecido.
Sempre me perguntei: Que tal será estarmos dentro deste mar? Muito mas mesmo muito salgado e super oleoso, olhos ou feridas abertas …. Cuidado que arde !!!!!! Boiar aqui é quase a mesma coisa que quando temos uma bola insuflavel debaixo de nós, rebolamos com ela e como ela quer.
Aqui bem perto não se pode perder Masada a cidade no cume de uma montanha cercada de deserto, que tem uma historia de combate incrível entre Judeus e Romanos , em que os protagonistas de uma cidade auto sustentável perderam a guerra e preferiram o suicídio à escravidão. Aqui os Romanos ganharam uma cidade que fazia concerteza inveja a muitas cidades daquela era, mas perderamas mentes que as criaram.
0 comentários:
Enviar um comentário