O que é Israel ?

 Mar morto


O que sabemos nós sobre este pais do Médio Oriente, para além, dos problemas com os árabes e dos inúmeros trajectos religiosos organizados por várias agências de viagens espalhadas pelo mundo?

Israel, é em primeiro lugar um pais novo, com uma história e cultura muito vasta trazida por pessoas de todo o mundo, que quiseram que o sonho de Hertzl o “Juden state” fosse uma realidade.

Este pequeno pedaço de terra vibrante em que os mil e um sabores e as dezenas de culturas se misturam em cidades tão diferentes umas das outras que faz com que este, seja um país a visitar.

Em Telavive os jovens gastam a sua energia nas centenas de bares e restaurantes de estilo moderno, abertos 7 dias por semana onde a música varia tal como as pessoas. Nesta cidade, Yafo é sem dúvida o meu sítio preferido, um porto, que nos faz recuar  aos tempos mais antigos, com a sua cor bege e as suas ruas estreitas. Todo este glamour secular misturado com a modernidade de lojas de design, restaurantes da última moda e as muitas noivas a tirarem fotografias antes de jurarem amar para sempre o seu amor.

Seguindo para norte, chegamos a Haifa com uma paisagem diferente em que os nossos ouvidos vão estalando á medida que subimos. Os jardins Bahai são um verdadeiro Éden. Geometricamente perfeitos dão-nos a sensação de organização, pureza e ar fresco. Que delicia que é, fecharmos os olhos e sentirmos o cheiro a terra molhada e de cuidadas flores á volta.

Um pouco mais a sul, o Mar da Galileia, um lugar especial, em que o misticismo e a serenidade se envolvem dando nos a sensação de calma, que apenas é quebrada em Teveria em que os grupos de turistas, música, lojas e restaurantes fazem esta magia desaparecer dando lugar a outras diversões. Uma volta á volta do lago na hora em que o sol se põe é um must que não se pode deixar de fazer, mágico !!!!!!!!!!!!

Já vimos centenas de fotografias de pessoas a boiarem no mar morto, o sítio mais profundo do mundo, que de tão salgado que é nenhuma vida e possível dentro, mas que cura muitas maleitas de pele e por isso é tão conhecido.
Sempre me perguntei: Que tal será estarmos dentro deste mar? Muito mas mesmo muito salgado e super oleoso, olhos ou feridas abertas …. Cuidado que arde !!!!!! Boiar aqui é quase a mesma coisa que quando temos uma bola insuflavel debaixo de nós, rebolamos com ela e como ela quer.

Aqui bem perto não se pode perder Masada a cidade no cume de uma montanha cercada de deserto, que tem uma historia de combate incrível entre Judeus e Romanos , em que os protagonistas de uma cidade auto sustentável perderam a guerra e preferiram o suicídio à escravidão. Aqui os Romanos ganharam uma cidade que fazia concerteza inveja a muitas cidades daquela era, mas perderamas mentes que as criaram.  

Para finalizar a idílica Eilat, em que o deserto e as suas montanhas fazem desta paisagem umas das minhas preferidas, tudo isto, com as águas transparentes do grande coral do Mar Vermelho em que o snorkeling e obrigatório para vermos as centenas de espécimes de peixes e a paz do fundo do mar que nos faz entrar num mundo aparte.

0 comentários:

Enviar um comentário