O meu primeiro Bat Mitzvá


Ora o que é um Bat (rapariga) / Bar Mitzvá  (rapaz)?

É uma tradição Judaica de muita importância já que a criança (12 anos para as raparigas/13 anos para os rapazes) se torna responsável aos olhos de Deus, sendo apresentados à sociedade como pessoas que agora cresceram a  nível espiritual.

Na 2ª ou 5ª feira mais próxima dos anos desta criança, agora adolescente, nas preces da manhã reza uma parte da Torá que será no próximo Sabat (Sábado) lido por completo perante familiares e amigos. É também nesta altura que os Judeus pela primeira vez usam o tefilim (tira de couro que envolve o braço 7 vezes, até à zona do coração e sobre a cabeça) representam a razão e a proximidade com Deus. Os judeus ortodoxos passarão a fazer este ritual todos os dias antes do sol nascer.

Fora as tradições religiosas o que é esta festa ?

O único termo de comparação que tenho é o casamento, já que o que se vê e sente é ALEGRIA, de quem está a passar por este dia, pelos pais que olham para aquela criança como a prova do bem que fizeram, para os familiares porque o seu ente querido está perante Deus a passar a outro nível, para os amigos porque é uma festa, para todos porque no fundo é mais um Judeu a seguir e não quebrar com as suas fortes tradições.

Há vinho e Dj e todos dançam ao som de música típica de países do médio oriente ou não viesse boa parte do povo de Israel daqui e do norte de África. Mas também electrónica, remix e não faltou o Michael teló com o "ai se eu te pego ai ai se eu te pego ......." Há comida à farta que chega sob as mãos de diversos garçons ...... também eles com ancestrais de tantos sítios .............

Dança-se dança-se e dança-se até se verem sapatos fora dos pés, são os saltos que não se aguentam, acessórios de vestidos incríveis, compridos, curtos, brilhantes opacos, vê-se de tudo ......

Doces, Doces Doces, como só vejo em festas de anos de crianças, gomas de várias variedades, chocolate líquido servido em copo de shot, sugos,, chupas............... uma doce overdose, que a todos contagia, aqui as dietas não fazem furor, são substituídas pelo doce desejo de comer no meio de confetis e balões cheios.



Aqui vai uma conhecida cantora de east music - SARIT HADAD -
Enjoy ; )

0 comentários:

Enviar um comentário